Início do conteúdo

Realizada primeira reunião mediada pelo governo para definir novo mínimo regional

Publicação:

Foto da mesa de reunião com seis homens sentados ao seu redor. Ao fundo, há uma televisão com apresentação de slides.
Encontro definiu que serão realizadas reuniões separadas com entidades patronais e centrais sindicais - Foto: Suelem Pires/Ascom STDP

Foi realizada, nesta quarta-feira (17/4), uma reunião do Comitê de Valorização do Piso Salarial do Rio Grande do Sul, mediada pelo titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Gilmar Sossella, para discutir a questão do índice de reajuste ao salário mínimo regional. Definiu-se que serão realizados encontros separados da STDP com entidades patronais e centrais sindicais para a tentativa de conciliação.

Com isso, até o final de abril, a pasta se reunirá com cada representação, buscando um índice alternativo para o aumento do salário mínimo. As centrais sindicais requerem um aumento de 8,45%; as entidades patronais, por sua vez, defendem o índice de 2,21%.

"Se conseguirmos conciliar um índice alternativo estaremos dando um passo significativo para que o projeto de lei seja encaminhado de forma mais ágil pelo governador à Assembleia Legislativa", frisou Sossella.

Havendo ou não conciliação entre as partes, o relatório do comitê será fechado até 30 de abril e enviado ao Gabinete do Governador – que, por sua vez, formulará o projeto de lei a ser encaminhado para o Poder Legislativo.

Texto: Raul Fernandes/Ascom STDP
Edição: Secom